Introdução:
Essa é uma pergunta que vez
por outra surge nos debates entre cristãos. Será que a salvação é algo que pode
ser perdido?
Percebemos que a grande
maioria dos crentes advogam que a salvação pode ser perdida e recuperada
novamente. Para eles, pensar que não se perde salvação é abrir brechas para que
o crente possa fazer o que quiser que sempre se manterá salvo. Mas será se o salvo
faz o que quiser? Será se um salvo pensa dessa maneira?
Desenvolvimento:
O pensamento de perder a
salvação está intimamente ligado ao de ganhar a salvação. Ora! Se eu perco, eu
ganho. Mas será que ganhamos a salvação? Será se salvação é conquistada por
nossos esforços? Claro que não! A salvação é plena graça de Deus. Nunca vamos
merecê-la e muito menos conquistá-la. Pense consigo mesmo: Se você morresse
hoje, mereceria ser salvo? Nunca!! E assim será em toda sua vida. Nunca haverá
merecimento.
Alguns pontos nos fazem
esclarecer a visão de que não há perda de salvação:
A salvação é
comprada pelo sangue de Cristo
1 Pe 1:18-20 “Sabendo que
não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados
do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso
sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de
Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém
manifestado no fim dos tempos, por amor de vós”.
A salvação não é um objeto
qualquer que podemos perder. Ela foi nos dada por resgate com o precioso sangue
de Cristo. Jesus não derramou seu sangue em vão. Cada gota foi utilizada para
comprar e pagar a dívida de suas ovelhas. Os salvos já não possuem mais
dívidas. Já não serão cobrados novamente. Não há como Cristo comprar e depois
vendê-lo novamente ou mesmo abandoná-lo. Alguém que foi comprado jamais irá
para o inferno pagar uma dívida que o próprio Cristo já pagou. Para um cristão
perder a salvação, Deus mesmo teria que revogar a Sua compra pela qual pagou
com o precioso sangue de Cristo.
O Espírito Santo
é a garantia da nossa salvação
Ef 1:12-14 “A fim de
sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em
Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o
evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o
Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao
resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória”.
Ef 1:14 “Que é a garantia
da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o
louvor da sua glória”. NVI
O Apóstolo Paulo fala que os
salvos são selados com o Espírito Santo, mas não somente selados como também o
Espírito Santo é o penhor de nossa salvação. Deus penhorou o próprio Espírito
Santo para garantir nossa salvação.
Penhor é algo deixado como
garantia de que o compromisso assumido será cumprido. Não há a menor
possibilidade de um salvo se perder, pois, Deus garantiu pelo seu próprio
Espírito. Dizer que a salvação se perde é dizer que o Espírito Santo não valeu
como garantia. Isso é um absurdo!
O Espírito Santo na vida do crente indica que ele pertence a Deus e será
protegido de todas as ameaças. O selo, de acordo com Paulo, continuará sobre o
crente até o dia da redenção final. Deus não colocaria esse selo se não tivesse
a intenção firme de completar a obra, portanto, o Espírito em nós é a garantia
de que Deus nos guardará até ao fim. Deus não colocaria o seu selo de garantia
em nossa vida se não estivesse disposto a nos guardar.
Ef 4:30 "E não
entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da
redenção."
2Co 1:22 "O qual
também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações."
Nova criatura
A Bíblia trata um cristão
como nova criatura. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as
coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).
Não há como alguém ter se tornado nova criatura para depois sofrer novamente o
processo inverso e se tornar uma velha criatura.
Justificado
“Justificados,
pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1). O salvo é declarado justo. Nesse
sentido, perder a salvação Deus deveria retirar essa declaração e voltar com
sua palavra para novamente declará-lo culpado.
A salvação não pode ser
revertida. Um cristão não pode deixar de ser uma nova criatura. A redenção não
pode ser desfeita. A vida eterna não pode ser perdida e ainda ser considerada
eterna. Se um cristão pudesse perder a salvação, Deus teria que voltar com Sua
palavra e mudar de ideia – duas coisas que a Bíblia diz que Deus nunca faz.
A salvação é de
Deus
Jo 6:37 "Todo o que o
Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei
fora."
É impossível Cristo lançar
fora aqueles a quem o Pai lhe der.
João 6:39 “E a vontade de
quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo
contrário, eu o ressuscitarei no último dia.”
A salvação é para
sempre
Jo 4:14 "Mas aquele
que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der
se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna."
Comparando com a água, Cristo
diz que aqueles que recebem a salvação, jamais precisará ser salvo novamente.
Feitos filhos de
Deus
Jo 1:12 "Mas, a todos
quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que
crêem no seu nome;" Rm 8:14 "Porque todos os que são guiados
pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." 1Jo 3:1 "VEDE
quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus.
Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele."
Nenhum filho de Deus pode voltar a ser filho do diabo. Não é assim que Deus faz. Deus nunca renega seus filhos.
Cristo é um bom pastor
Jo 10:28 -29 “Eu lhes dou
a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha
mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai
ninguém pode arrebatar”.
Se a salvação se perde, então
Cristo não é um bom pastor.
A obra é de Deus
Fp 2:12-13 “Assim, pois,
amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito
mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e
tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar,
segundo a sua boa vontade”.
Os que se perdem,
nunca foram salvos
1João 2:19 “Eles saíram de
nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos
nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse
manifesto que nenhum deles é dos nossos.”
Jo 10:26-30 “Mas vós não
credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a
minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna;
jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai
me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar”.
Processo completo
Romanos 8:30, Paulo diz: “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” (Rm 8.30). Há uma ordem no processo da salvação. Esses eventos são interligados. Não faz sentido alguém ser predestinado, chamado, justificado, e depois perdido. Este texto ensina que quando Deus começa alguma coisa, ele termina (Fp 1.6). Portanto, é impossível que esta cadeia seja rompida. Os crentes predestinados foram objeto do amor de Deus desde toda a eternidade. Este amor não pode ser extinguido.
Textos usados
para defesa da perda de salvação:
Hebreus 6:4-6
Hb 6:4-6 “É impossível,
pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e
se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de
Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez
renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si
mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia.”
Este texto não pode estar
falando de perda de salvação, pois, é dito no texto que se alguém cair, ficaria
IMPOSSÍVEL retornar. Ou seja, não haveria mais arrependimento para quem
perdesse a salvação. Não creio que alguém possa pensar dessa forma. Portanto, é
muito claro que o texto não fala de pessoas salvas, mas de pessoas que, de
alguma forma, provaram bênçãos celestiais.
A teologia arminiana defende
que uma pessoa pode perder a salvação e recuperar novamente, caso se arrependa,
mas o texto tá dizendo que isso é impossível. Portanto, nesse sentido, se
existir “perda da salvação”, ela sempre será de uma vez por todas.
Nesse caso entende-se que se
trata de uma “fé temporária”, a mesma que Jesus descreve na parábola do
semeador, que é de “pouca duração”. Uma fé que não produz fruto. No texto em
questão, está claro nos versos 7 - 8 que as pessoas relatadas nos versos 4 - 6
não produziram frutos, mas espinhos. Hb 6:7-8 “Porque a terra que absorve a
chuva que frequentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem
é também cultivada recebe bênção da parte de Deus; mas, se produz espinhos e
abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada.”
Na verdade, essas pessoas se
tornaram PARTICIPANTES, mas não foram seladas pelo Espírito Santo. São pessoas
que mostraram dons, mesmo sem serem salvos. Jesus mesmo declara que, “expulsaram
demônios, curaram enfermos, mas Ele nunca os conheceu”.
Ou seja, infelizmente, uma
pessoa pode ir “longe” na caminhada cristã, provar e experimentar muitas coisas
verdadeiras do Espírito Santo, mas sem jamais ter seu coração regenerado.
Tudo isso se encaixa com o
pecado da apostasia. Alguém que obteve conhecimento e experiências suficientes
de Cristo, os quais o tornam indesculpável diante de Deus. Quando essa pessoa
rejeita a fé e se torna um adversário dela, cometeu a blasfêmia contra o
Espírito, o pecado imperdoável, que impossibilita o arrependimento.
A parábola do semeador é bem
específica ao relatar três estágios que uma pessoa não salva pode trilhar. Pessoas
que não produzem frutos como no caso de Hb 6. Ou seja, de algum modo
experimentaram e foram participantes, mas foram sufocados. Estágios como beira
do caminho, solo pedregosos e o solo espinhoso. São estágios de pessoas que andaram
perto do caminho da salvação.
O solo espinhoso, terceiro
estágio: “A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos
dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus
frutos não chegam a amadurecer”. (Lc 8.14). Veja que ele menciona “dias”,
ou seja, a semente perseverou por algum tempo nessa pessoa. Menciona também
“frutos”, ao menos frutos verdes, ou seja, incompletos. Podemos dizer que aí
está o caso máximo, o mais perto que alguém não realmente regenerado pode
chegar da verdadeira regeneração e conversão.
O texto em Hebreus não fala
em “perda da salvação”, nem em impossibilidade de um crente cair em pecado e
não ter condição de se arrepender, mas daqueles que demonstram, ao longo do
tempo, que nunca foram convertidos.
2 Pedro 2:1
“Assim como, no
meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos
mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao
ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos
repentina destruição.”
Pela leitura completa do
texto, podemos perceber claramente que Pedro não está falando de pessoas salvas.
Eles são tratados como mentirosos (Vs 3), carnais e libertinos (Vs 18), corruptos
(Vs 19). Com certeza não se está falando de novas criaturas.
Do verso 20 “Portanto, se,
depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do
Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos,
tornou-se o seu último estado pior que o primeiro”, depreende-se que a
participação destes falsos mestres na comunidade dos eleitos, faz com que eles
escapem de certas consequências mundanas, mas não escapam da perdição final.
Pedro escreve para judeus. Povo
que se declarava resgatado e adquirido através da libertação do cativeiro egípcio.
Deus havia redimido seus pais do Egito com braço forte, e, em sucessivas eras,
tinha distinguindo-lhes com favores peculiares; mesmo que alguns fossem homens
ímpios. Cristo não é mencionado aqui, como também nem uma só sílaba se refere a
Sua morte por quaisquer pessoas, em nenhum sentido.
Conclusão:
Não há como o Espírito Santo realizar
a regeneração na vida de alguém e essa pessoa voltar a morrer. Não há como
haver a ressuscitação espiritual e depois novamente a morte espiritual. A Bíblia fala em “nascer de novo”, mas não
fala em “morrer de novo”.
Perguntas para perdedores
de salvação:
1.
Como se perde a
salvação?
2.
Como se recupera
a salvação?
3.
Se Deus, antes de
criar, sabe que alguém vai para o céu, como essa pessoa pode se perder? Deus
errou?
4.
Quem garante a
salvação? Deus ou o homem?
5.
Em que momento
uma pessoa pode dizer que é salva?
6.
Se uma pessoa
pode perder a salvação até o último momento de sua vida, então a salvação só
acontece depois da morte? Depois da morte é que Deus vai analisar a vida da
pessoa para dar ou não a salvação a ela?
7.
O homem manipula
a salvação? Ganhando e perdendo na hora que quiser?
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