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Como eram salvos os crentes no Antigo Testamento

     


Introdução:

Muitos cristãos acreditam que a salvação das pessoas no Antigo Testamento era diferente da salvação realizada no Novo Testamento. Defendem que as pessoas no AT eram salvas pelas obras ou por cumprir as leis e que, apenas no NT, as pessoas são salvas pela fé em Cristo. Argumentam que no VT Cristo ainda não tinha sido manifestado, as pessoas não O conheciam e, por isso, não poderiam ser salvas em Jesus.  Elas perguntam: “Como crer em Cristo se ninguém O conhecia?”. Eles dizem: “Adão não conheceu Jesus. Abraão não conheceu Jesus, logo a salvação deles não tem a ver com Cristo”.

Infelizmente muitos crentes têm defendido estes argumentos sem perceberem que estão se enveredando por caminhos longe dos conceitos bíblicos. Defender a salvação de uma pessoa por qualquer outro meio que não seja Cristo é dizer que existem ou existiu outro caminho aos céus.

A bíblia é clara em dizer que Jesus é o único caminho:

Jo 14:6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”

At 4:12 “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.”

Gl 2:16 “sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.”

Desenvolvimento:

A salvação no Antigo Testamento

Precisamos entender que Cristo é o nosso representante. O que o primeiro representante (Adão) falhou, Cristo veio redimir. 1 Co 15:45 “Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.”  

Quando Adão falhou toda humanidade caiu junto com ele. Todos, a partir daquele episódio, estavam destituídos de Deus e mortos espiritualmente. Em outras palavras – estavam condenados. Nessa condição, não havia o que se fazer, não tinha nenhuma obra ou cumprimento de lei que, por maior e mais esplêndida que fosse, pudesse trazer salvação ao homem.

Sendo assim, apenas a vinda de um novo representante que não falhasse, não cometesse pecado e cumprisse tudo que foi determinado é que poderia nos trazer a salvação. Esse representante é Jesus, que cumpriu toda lei, não pecou e foi obediente até a morte. Ele então morreu pelos pecados do seu povo, podendo assim, pagar a dívida que todos possuem com Deus.

Rm 4:25 “O qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.”

Nenhuma salvação pode ser executada fora do sangue de Cristo. Só existe uma maneira de ser salvo. Essa maneira é a dívida paga por Cristo. Não há outro caminho, não há outro meio de salvação.

E como isso acontecia no VT? Como as pessoas apresentavam fé em Cristo?

Por meio da esperança de um redentor. Não sabiam qual seria seu nome ou quem seria o Cristo, mas tinham convicção e esperança em um messias que viria.

Jó 19:25 “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.” Jó, um livro que remete aos tempos de Abraão, já tinha essa esperança viva de um redentor.

Adão precisava apenas manter-se obediente para continuar em comunhão com o criador. Mas ele caiu e agora a humanidade perdeu essa comunhão. Foram considerados mortos e destituídos da glória de Deus. Rm 3:23 “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”. A partir daí Deus, por meio da sua misericórdia, apresenta a salvação pela graça. Apresenta um substituto ao homem. Jesus cumpriria tudo o que a Lei exigia e com a sua morte pagaria por todos os pecados do seu povo. No período da graça, Jesus executaria o que o homem não consegue fazer e, para sermos salvos, agora basta crer na obra de Cristo. Esse é o único caminho preparado por Deus. Desde a queda de Adão temos como único meio de salvação crer em um redentor. Para os crentes do VT isso era uma visão de futuro. Eles acreditavam em Deus e tinham a esperança viva de um redentor. A redenção é anunciada já em Gênesis logo após a queda. Gn 3:15 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Este versículo é considerado o protoevangelho. O descendente é anunciado. Ele dará o golpe mortal no acusador.

O VT apresenta o redentor de uma forma ainda como sombras. Os sacrifícios de animais apontavam para o que Cristo iria fazer. Pensando dessa forma, cada momento da história, como a Páscoa, a circuncisão, o tabernáculo, o templo, enfim, todos estes elementos históricos que foram realidades no VT, traziam consigo a vontade revelada de Deus, a revelação redentora de Deus, salvando um povo que contínua e organicamente passava a conhecer a salvação. Cristo era plenamente revelado através das cerimônias e rituais do VT. Tudo isso era uma revelação progressiva, mas algo conhecido e massificado nos crentes do antigo testamento.

Por isso, não temos medo de dizer, à luz de toda a Escritura Sagrada, que a fé que Abraão tinha, nós também a temos por que o mesmo Espírito opera em nós. A esperança que ele tinha nós a temos porque ouviu a mesma verdade — as boas novas do Evangelho. Gálatas 3:6 “É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão”¹.

Todas essas informações ficam mais claras quando na vinda de Jesus todos os judeus já sabiam e esperavam o Cristo. Quando perguntado por Herodes, os judeus respondem prontamente porque conheciam e aguardavam o Cristo. Eles citam o texto de Mq 5:2. Mt 2:3-6 “Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém; então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer. Em Belém da Judeia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.”

Em Hebreus 4:1-3, lemos: “Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram. Nós, porém, que cremos, entramos no descanso...”. No versículo 2 destacamos: “Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles”. “Como se deu com eles”! Quem são “eles” aqui? São os crentes da antiga aliança, os crentes do Velho Testamento. Da mesma forma como aconteceu conosco, aconteceu com eles. A eles foram anunciadas as BOAS NOVAS! O EVANGELHO! Que coisa maravilhosa! O Evangelho, as Boas Novas, foram anunciadas aos crentes da antiga aliança.

Como foi no Antigo Testamento, é assim agora no Novo Testamento, pois os eleitos são salvos pela graça. E esses eleitos são salvos através da revelação da verdade. E essa revelação é dada aos que recebem o dom da fé, fé que leva à esperança. A Igreja do Antigo Testamento é o povo de Deus do Novo Testamento. Somos salvos porque fomos escolhidos por Deus antes da fundação do mundo, assim como os crentes do Antigo Testamento o foram. Fomos salvos porque a nós foi revelada a palavra objetivo-histórica de Deus e nós cremos tanto quanto eles creram nesta palavra revelada. Eles esperavam a pátria celestial e nós também esperamos. Eles criam na ressurreição e nós também cremos. Os crentes do Velho e do Novo Testamento historicamente receberam os mesmos benefícios.

Temos de ter o entendimento do processo revelacional. Quanto mais distante de Cristo, historicamente, mais necessário se tornam as sombras e os tipos e símbolos. Quanto mais perto de Cristo, menor a necessidade de sombras e tipos. Quando Cristo chega, as sombras se dissipam.

Conclusão:

Quando me dizem que Abraão não conheceu a Cristo, eu respondo que também não conheci. A eles o redentor foi revelado através de cerimonias, rituais, profecias etc. A nós é revelado através da Bíblia. Não há distinção. Eles tinham que acreditar na revelação de Deus da mesma forma que nós. Eles olhavam para o futuro e nós olhamos para o passado. Eles olhavam para o Cristo que viria e nós olhamos para o Cristo que já veio.

CRISTO É O ÚNICO MEIO DE SALVAÇÃO.



1 Brasil, Paulo. A Igreja do Velho Testamento (Portuguese Edition) (p. 23). Os Puritanos. Edição do Kindle. 

Fontes: Brasil, Paulo. A Igreja do Velho Testamento

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