Novos

6/recent/ticker-posts

Todo “Israel” será salvo? Entendendo Rm 11.26

 


Todo “Israel” será salvo? Entendendo Rm 11.26

“E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades”

Introdução:

Romanos 11:26 é um dos textos que causam inúmeras interpretações. Alguns acreditam que todos os moradores de Israel serão salvos. Mas será se é isso que o texto quer dizer?

Desenvolvimento:

Para entender o texto precisamos analisar todo o contexto da fala de Paulo aos Romanos. Esta perícope (onde começa e termina um assunto) se inicia no capítulo 9 e termina no último versículo do capítulo 11. Vejamos:

Cap. 9:1-5

Paulo está expressando tristeza de ver os judeus negando a Cristo e que ele mesmo desejaria ser amaldiçoado para ver seu povo salvo.

Cap. 9:6-13

Paulo afirma que tudo está nos planos de Deus. A incredulidade dos judeus não é falha de Seu plano eterno.

1.  Nem todos de Israel é israelita. Abraão tinha dois filhos, mas somente os de Isaque é que seria a descendência eleita. Isaque teve dois filhos, mas apenas a descendência de Jacó seria eleita.

2.  Não adianta nascer em Israel. Tem que ser da descendência eleita.

Cap. 9:14-18

Paulo vai responder possíveis dúvidas que certamente aparecem. Se Deus escolhe, então há injustiça?

1.  Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz (9:18).

Cap. 9:19-29

Paulo vai revelar a soberania plena de Deus em tudo.

1.  Não temos o direito de discutir com Deus. Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? (9:20)

2.  O povo de Deus é formado por gentios e judeus. Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada (9:25).

3.  Não adianta nascer em Israel. Tem que receber a Cristo. Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo (9:27).

4.  Se Deus não tivesse sustentado alguns de Israel e verdadeiramente convertido seus corações, os judeus estariam perdidos. Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência, ter-nos-íamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra (9:29).

Cap. 9:30-33

Paulo fala que os judeus buscavam justiça por obras da lei e são responsáveis por sua perdição.

Cap. 10:1-14

Paulo vai dizer que os judeus não entenderam que a finalidade da lei era conduzir todos a Cristo. Porém, aqueles que entendem, inclusive os gentios, serão salvos. Todos (judeus e gentios) que confessarem que Cristo é o senhor. Não há distinção na salvação. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam (10:12).

Cap. 10:16-21

Paulo vai dizer que os judeus ouviram a pregação, mas rejeitaram.

1.  Deus chama outro povo (gentios) para fazer parte dos eleitos. Um novo Israel. Eu vos porei em ciúmes com um povo que não é nação, com gente insensata eu vos provocarei à ira (10:19).

Cap. 11:1-10

Paulo vai falar que Deus não rejeitou Israel, mas sempre preservou judeus eleitos. Seu povo continuaria e se converteria a Cristo. Sempre haveria um remanescente de Judeus salvos.

1.  Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça (11:5).

Cap. 11:11-24

Paulo fala que a rejeição de Israel trouxe salvação aos gentios.

1.  Os gentios não podem se vangloriarem. Não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti. (11:18).

2.  Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não te poupará (11:21).

3.  Única possibilidade de salvação de judeus: “Conversão”. Eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo (11:23).

Cap. 11:25-32

Paulo vai falar da salvação de todo “Israel”. Israel aqui trata de todos os eleitos.

1.  O conjunto dos eleitos de todos os povos agora são chamados de novo “Israel”. Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos (11:32).

2.  O mistério aqui apresentado por Paulo é que a salvação dos gentios sempre esteve nos planos de Deus. Era algo inconcebível para judeus, mas que agora foi revelado. Os gentios faziam parte dos eleitos de Deus, logo o povo de Deus sempre foi formado por judeus e gentios.

Cap. 11:33-36

Paulo encerra o assunto afirmando que os desígnios de Deus são insondáveis. Ninguém pode conhecer completamente a mente do Senhor. Basta para nós apenas glorificá-lo por tudo.

Implicações:

1.  O texto deixa claro que nem todos de Israel seriam salvos. Logo não podemos pensar em salvação de todos os judeus.

2.  Não adianta nascer em Israel. Tem que pertencer aos eleitos.

3.  Fica claro que o povo de Deus é formado por judeus e gentios.

4.  Deus nunca rejeitou Israel, mas sempre preservou um remanescente eleito.

5.  A conversão a Cristo é a única possibilidade de salvação. Tanto para judeus como para gentios.

Conclusão:

A conclusão é que o “todo” (E, assim, todo o Israel será salvo) do versículo 11:26 não pode tratar de todos os judeus. O texto não pode se contradizer afirmando que nem todos de Israel serão salvos e depois afirmar que todos os judeus serão salvos. Depois de tudo que Paulo falou fica bem claro que o “todo” refere-se à plenitude dos eleitos. O conjunto dos eleitos formados por judeus e gentios é que são o verdadeiro Israel de Deus. Esse sempre foi o plano. Deus sempre preservou seu povo eleito dentro da nação de Israel e agora revela seu mistério que o povo de Deus está entre todas as nações. Parte de judeus e parte de gentios estão na oliveira e formando um único povo. O Israel de Deus.

Postar um comentário

0 Comentários