Novos

6/recent/ticker-posts

Como o mundo nos vê


Como o mundo nos vê

2 Coríntios 3:1-3

 

"Começamos, porventura, outra vez a recomendar-nos a nós mesmos? Ou temos necessidade, como alguns, de cartas de recomendação para vós outros ou de vós? Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações".

Introdução:

Algumas considerações iniciais

·         Tenho que me importar com isso?

·         Por que tenho que pensar mais nos outros do que em mim? Que eu tenho a ver com isso?

Desenvolvimento:

O escândalo

 

·         Não há como falar em testemunho em relação ao mundo sem falar em escândalo.

"Você não deve falar de certas coisas neste lugar, vai causar escândalo!"

"Temos que deixar de fazer tudo que escandaliza os irmãos!"

·         Escândalo em suma é causar espanto. Algo que não se esperava que alguém fizesse.

·         Na bíblia, escândalo está mais relacionado a fazer alguém tropeçar. Afastar alguém dos caminhos de Cristo.

 

Ø  O escândalo é em relação a crente ou descrente? Todos.

Ø  Todo escândalo é pecado?

 

Como acontece o escândalo

 

Ø Alguém faz algo que não é permitido e o escandalizado sabe que é errado. (Pecam por fazer coisas erradas)

·         Caio Fábio, Garotinho. Quando falhamos abertamente.

 

Ø Faz algo que é permitido, porém, o escandalizado pensa que é errado.

·         É errado somente quando possibilita que alguém perca a fé verdadeira. Atrapalhar alguém a seguir ou continuar seguindo a Cristo.

Mt 15:12 “Então, aproximando-se dele os discípulos, disseram: Sabes que os fariseus, ouvindo a tua palavra, se escandalizaram”?

·         A fé deles não era verdadeira. Escandalizavam-se por causa do próprio egoísmo.

·         Atrapalhou os fariseus? Não.

·         Doutrina não escandaliza, pois, já é consensual. (batismo, sábado, certas roupas).

 

E quanto aos fracos na fé

 

·      1 Coríntios 8:9-13 “Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos. Porque, se alguém te vir a ti, que és dotado de saber, à mesa, em templo de ídolo, não será a consciência do que é fraco induzida a participar de comidas sacrificadas a ídolos? E assim, por causa do teu saber, perece o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. E deste modo, pecando contra os irmãos, golpeando-lhes a consciência fraca, é contra Cristo que pecais. E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo”.

·      Romanos 14:13-15 “Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão. Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura. Se, por causa de comida, o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. Por causa da tua comida, não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu”.

·      Não coma sangue se está atrapalhando alguém. Cuidado com a cultura do mundo que pode afastar muita gente de Cristo. (bebida, boates, shows, bares).

·      O que vou fazer vai atrapalhar a fé de alguém? Não faça pelo bem da igreja.

·      Qual o verdadeiro e necessário compromisso com os neófitos? Instrução.

·      Em Lucas 17:1-2 "Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vem! Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos".

·      Jesus deixa clara sua abominação pelo escândalo. Melhor é a morte que fazer com que outro tropece.

·      De repente eu posso vê-lo fazendo algo que até me cause espanto, porém, não vai afetar em nada minha fé. Por isso, você não me escandalizou e não pecou.

·      1 Coríntios 10:27-33 “Se algum dentre os incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que for posto diante de vós, sem nada perguntardes por motivo de consciência. Porém, se alguém vos disser: Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; consciência, digo, não a tua propriamente, mas a do outro. Pois por que há de ser julgada a minha liberdade pela consciência alheia? Se eu participo com ações de graças, por que hei de ser vituperado por causa daquilo por que dou graças? Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus, assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos”.

·      Paulo trata daqueles (considerados maduros) que não comem carne e não devem julgar o irmão que come. Ele trata daqueles que não comem e se escandalizam. Ele diz então que o melhor é não comer carne se vai prejudicar o irmão.

·      Neste mesmo texto sobre escandalizar o irmão e o ímpio, Paulo fala: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém” (I Co 10:23)

·      A pessoa egoísta normalmente vai vivendo somente num mundo criado por ela. Tudo gira em torno dela mesma, obstinada e voltada apenas para seus desejos egoístas.

·      Somos livres para fazermos o que quisermos, Paulo diz aqui no texto lido: “Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos” (I Co 8.9).

·      Servir a Deus é viver em constante renúncia por Ele, pelos outros, pela Igreja. Por isso, dependemos da graça de Deus todo o tempo e da presença confortante do Espírito Santo.

·      Paulo fala mais em Rm 14.20-21: Não destruas a obra de Deus por causa da comida. Todas as coisas, na verdade, são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo. É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar [ou se ofender ou se enfraquecer]”.

O que é ser pedra de tropeço?

·      É causar qualquer tipo de impedimento para que o meu irmão deixe de permanecer firme em Jesus. Normalmente pedras de tropeço dentro das igrejas são colocadas pelos religiosos que pensam só em si mesmos, sentem-se santarrões e apedrejam quem não é tão santo assim.

·      Ninguém tropeça em montanhas, mas em pequenas pedrinhas. Normalmente a gente acha que tem sempre razão: “Eu vou comer carne, beber vinho, vestir esta roupa, tomar esta decisão, porque ninguém tem nada com isso. Mas será que minha atitude vai servir de tropeço para meu irmão?

·      Quantos estão no mundo, por ver escândalos na vida dos servos de Deus? Eles deveriam sair da presença de Deus por isso? É claro que não, Paulo diz que quem não come carne não deve julgar a quem come, mas quem come, precisa se abster pelo bem maior. E qual é o bem maior? Edificação.

·      É isto que cada um deve buscar, mesmo que isto envolva ainda mais renúncia. Para ver meu irmão no céu, posso deixar de fazer certas coisas. Para ver meu vizinho salvo, preciso me renunciar por ele.

·      Rm 14.7-8: “Se vivemos, para O Senhor vivemos. Se morremos, para O Senhor morremos. Seja que vivamos ou morramos, somos do Senhor”

O nosso testemunho

·      Como eu quero que o mundo me veja? Como o mundo quer me ver? Como o mundo está me vendo?

·      Se não podemos escandalizar temos que nos preocupar com nosso procedimento.

·      Por que devemos nos preocupar de como o mundo nos vê? Porque somos testemunhas de Cristo. Porque somos a carta de Cristo.

·      Atos 1:8 “e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”.

·      Porque Cristo não errou, o mundo não aceita que erremos. (aceita o católico, budista, espírita, etc).

·      Atos 6:3 “Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço”. (Diáconos)

·      1 Timóteo 3:7 “Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”. (Presbíteros)

·      Devemos dar bom testemunho para as pessoas da nossa casa, trabalho, faculdade e de todos os lugares.

·      “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens”. (2 Cor 3:2)

·      E o apóstolo fala exatamente isto, ser a carta de Deus aqui na Terra.

·      Muitos cristãos não entendem que mais do que falar de Jesus é necessário viver Jesus. Diz a palavra de Deus:

·      Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele (Cl 2:6)

·      Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. (1 Jo 2:6) Mais do que falar do evangelho é imprescindível que vivamos o evangelho da Graça.

·      Paulo estava dizendo que a maior carta de recomendação de um crente é o seu testemunho cristão.

·      Qual é a influência que o cristão deve exercer num mundo tão cheio de maldade, de corrupção e de violência? Qual deve ser, a relação entre o povo de Deus e o mundo?  

·      Estamos no mundo, mas não somos do mundo (Jo 17.14-16).  Jesus usa duas figuras comuns do lar – sal e luz. Qual é o lar, por mais pobre que seja, que não usa tanto o sal como a luz? Sal e luz são itens indispensáveis em qualquer lugar.

·      A nossa influência deve ser levar sabor e luz ao mundo. Mostrar a luz ao mundo para que as pessoas não se percam na escuridão.

Ø  Nosso testemunho de obediência à lei é nossa maior pregação.

·      Deuteronômio 4:6 “Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente”.

Ø  Nosso testemunho serve para glória de Deus.

·      1 Pedro 2:12 “mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”.

Ø  Nosso testemunho serve para envergonhar pecadores.

·      1 Pedro 3:16 “fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo”.

Ø  Nosso mau testemunho faz o nome de Deus ser blasfemado.

·      Romanos 2:24 “Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa”.


Conclusão:

· Nosso caráter cristão passa a ser moldado desde o primeiro passo de nossa caminhada com Cristo. Os valores do Reino de Deus passam a ser impressos em nós, para que verdadeiramente possamos ser seguidores de Jesus Cristo genuinamente.

O que o mundo deve ver em nós:

· Pureza. Vida separada – santificação – para o Senhor. Uma vida distinta num mundo corrupto (Fp 4.8). (Diferente).

· Imparcialidade. Trataremos a todos – seja quem for – de modo único, sem acepção de pessoas. Seremos justos com as pessoas.

· Verdadeiros. É prezar pela verdade. Não existe espaço para máscaras e ânimo duplo (1Pe 2.1; Tg 4.8).

· Humildade. Ninguém é autossuficiente. Vaidade e soberba não devem encontrar espaço no coração do cristão; tais coisas devem ser banidas de nosso meio! Somos um corpo e dependemos uns dos outros (Mt 5.3).

· Mansidão. Serenidade. Ser manso, não permitindo que disputas e discórdias tomem conta. Gentil, sensível e paciente com todos (Mt 5.5).

· Misericórdia. Compaixão pela dor, “pela miséria do coração” alheio. Entender que nosso próximo pode passar por lutas, dores, infelicidades extremas. Experimentar e participar do sofrimento alheio (Mt 5.7)

· Zelo e dedicação. O crente precisa ser dedicado em tudo que faz (trabalho, colégio, igreja).

· Compromisso em acertar. Podemos até errar, porém, o mundo deve enxergar em nós sempre a vontade de errar e perceber que o erro foi um descuido que não será tolerado. Não escandalizar.
 

Postar um comentário

0 Comentários