Novos

6/recent/ticker-posts

O Arminiano não crê na soberania de Deus


     Não há dúvidas de que fica bem mais difícil entender a soberania de Deus se O colocarmos no plano do homem. Ou seja, estabelecer as mesmas regras e conceitos de nossas mentes a Deus. Se fizermos isto, com certeza vamos ter que julgar a Deus em muitas de suas atitudes.

     “Ora! Se eu não posso matar, Deus não pode matar. Se eu não posso mentir, Deus não pode mentir”. Isso tem criado muitos problemas para muitas pessoas.

     Não existem regras para Deus. Não existe “CERTO E ERRADO” para Deus. Ele não está em nosso plano. Ele criou tudo, é dono de tudo e faz o que quiser com sua criação. Para Deus só existe o CERTO. Tudo que Ele faz é CERTO. Tudo que Ele faz é JUSTO, RETO E BOM. Aquilo que pode ser mentira para nós, para Ele é verdade. Aquilo que parece errado para nós, é CERTO para Ele. Temos que saber que, por mais que não entendamos, tudo que Ele faz é BOM E CERTO. Nada foge à sua soberania e nada foge ao seu controle. Todas as coisas que acontecem estão debaixo da autorização de Deus. Deus não é pego de surpresa em nada. Ele não vive de remendar a história.

     Uma das características do nascimento do Arminianismo é exatamente não entender a soberania de Deus. Colocam Deus no plano do homem e impõe regras que, se não cumpridas, torna Deus injusto. Os Arminianos são conhecidos em tentar defender Deus das regras que eles mesmos impõem. Eles começam dizendo que Deus não pode escolher contra a vontade do homem, pois, Deus seria injusto. Colocam os decretos divinos à mercê dos homens e com isso, toda a vontade de Deus tem que ficar se amoldando aos desejos humanos.

     Os Arminianos se tornam os advogados de Deus como se Ele precisasse de defesa. Para eles existe a possibilidade de Deus ser injusto, assassino, mentiroso e tudo mais que colocam como regra por não entender que DEUS É SOBERANO E FAZ O QUE QUER.

     Deus escolheu Judas para o trair. Escolheu João Batista para o preceder. Escolheu Jacó e não Esaú. E por aí vai. Nisto, por ferir o conceito arminiano de soberania, eles fazem malabarismos para tentar defender a Deus. SERÁ SE DEUS NÃO TEM DIREITO DE ESCOLHA?

     Se Deus matar, eles aparecem como advogados. Muitas vezes os arminianos se colocam na posição de melhores que Deus, pois, muitas coisas que Deus fez eles não fariam e não entendem que Deus pode todas as coisas.

     Caros amigos arminianos, enquanto vocês não entenderem a soberania de Deus e O colocarem no mesmo plano do homem e colocarem nossas regras para Deus, vocês terão que viver tentando defender Deus daquilo que vocês acham que seja errado, mas na verdade, para Deus NÃO EXISTE ERRO. TUDO DE DEUS É JUSTO, BOM E RETO. Entendam.

Verso sobre Predestinação

     Ef 1:4 “assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor”.

     At 13:48 “Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna”.

     Rm 9:15-16“Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão”. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.

     Rm 9:11-26 “E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço. Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú. Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra. Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz. Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Assim como também diz em Oséias: Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada; e no lugar em que se lhes disse: Vós não sois meu povo, ali mesmo serão chamados filhos do Deus vivo.

     Ef 1:11 “nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade”.

     Ef 1:4-6 “assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado

     Rm 8:29-30 “Porquanto aos que de antemão conheceu*, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
*O pré-conhecimento (presciência) de Deus sobre nós significa que ele nos amou de antemão.

     1Pe 1:1-2 “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.

     Dt 10:14-15 “Eis que os céus e os céus dos céus são do SENHOR, teu Deus, a terra e tudo o que nela há. Tão-somente o SENHOR se afeiçoou a teus pais para os amar; a vós outros, descendentes deles, escolheu de todos os povos, como hoje se vê.

     Sl 33:12 “Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herança.

     Mt 11:27 “Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

     1 Te 1:4 “reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição

     2 Te 2:13 “Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,

     2 Te 1:9 “que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,

     At 13:48 “Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.

     At 18:27 “Querendo ele percorrer a Acaia, animaram-no os irmãos e escreveram aos discípulos para o receberem. Tendo chegado, auxiliou muito aqueles que, mediante a graça, haviam crido;

     Fp 2:12-13 “Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

     Ex 33:19 “Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.

     Dt 7:6-7 “Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra. Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos,

     Rm 3:10-19 "Como está escrito: Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer. Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam. Veneno de serpentes está em seus lábios. Suas bocas estão cheias de maldição e amargura. Seus pés são ágeis para derramar sangue; ruína e desgraça marcam os seus caminhos, e não conhecem o caminho da paz. Aos seus olhos é inútil temer a Deus. Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus" (Romanos 3.10 – 19).

     Em Apocalipse 13.5–8 declara como será este homem: E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se lhe poder para agir por quarenta e dois meses. E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

     Em 2 Tessalonicenses 2.8–12 diz para qual motivo este homem será levantado sobre a terra e qual será o seu fim no advento da volta de Cristo: E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.

     O texto declara que é Deus que enviará a “operação do erro” para que as pessoas creiam na mentira, para que todos sejam julgados por não crerem na verdade. E por isso Deus se torna um Ser injusto? É claro que não.

Cristo não morreu por todos

     Se Deus ama todas as pessoas, e Cristo morreu por todas as pessoas; se o amor de Deus não é impotente, e morte de Cristo não é ineficaz, então a única conclusão a que se pode chegar é que a salvação é assegurada para todas as pessoas. Isso não é assim.

     Se pela presciência Deus viu que determinada pessoa iria rejeitar a graça preventiva e mesmo assim Deus criou esta pessoa, a razão lógica é que Deus quis cria-la mesmo sabendo que ela iria para o inferno. Ou seja, foi vontade dele.

     Poderia Cristo morrer por aqueles que de antemão sabia que jamais creriam n'Ele? Morreria Cristo em vão? E onde estaria a sua presciência?

     Se Deus já sabia de antemão quem recusaria a graça preventiva, por que então ofertar essa graça? Seria Deus lógico nesta concepção? Ninguém oferece peixe a alguém que todos sabem que não come peixe. Tem lógica nisto?

Textos que mostram que Deus não está preso às nossas regras e por isso faz o que quer sem deixar de ser JUSTO, BOM E RETO.

     2 Re 3:23-24 23Então, subiu dali a Betel; e, indo ele pelo caminho, uns rapazinhos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo! Sobe, calvo! 24Virando-se ele para trás, viu-os e os amaldiçoou em nome do Senhor; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois deles. 25Dali, foi ele para o monte Carmelo, de onde voltou para Samaria.

     Nm 31 [17] Agora, pois, matai, dentre as crianças, todas as do sexo masculino; e matai toda mulher que coabitou com algum homem, deitando-se com ele.

     Dt 2 [33] E o Senhor, nosso Deus, no-lo entregou, e o derrotamos, a ele, e a seus filhos, e a todo o seu povo. [34] Naquele tempo, tomamos todas as suas cidades e a cada uma destruímos com os seus homens, mulheres e crianças; não deixamos sobrevivente algum.

     Dt 20 [16] Porém, das cidades destas nações que o Senhor, teu Deus, te dá em herança, não deixarás com vida tudo o que tem fôlego.

     Js 6 [21] Tudo quanto na cidade havia destruíram totalmente a fio de espada, tanto homens como mulheres, tanto meninos como velhos, também bois, ovelhas e jumentos.

     Js 7 [24] Então, Josué e todo o Israel com ele tomaram Acã, filho de Zera, e a prata, e a capa, e a barra de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto tinha e levaram-nos ao vale de Acor. [25] Disse Josué: Por que nos conturbaste? O Senhor, hoje, te conturbará. E todo o Israel o apedrejou; e, depois de apedrejá-los, queimou-os.

     Js 10 [40] Assim, feriu Josué toda aquela terra, a região montanhosa, o Neguebe, as campinas, as descidas das águas e todos os seus reis; destruiu tudo o que tinha fôlego, sem deixar nem sequer um, como ordenara o Senhor, Deus de Israel.

     2 Sm 12 [15] E o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera à luz a Davi; e a criança adoeceu gravemente.

     2 Sm [15] Então, enviou o Senhor a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo que determinou; e, de Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo.

     1 Sm 15 [3] Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.

     Jó 42 [11] Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro.

     1 Re 22 [23] Eis que o Senhor pôs o espírito mentiroso na boca de todos estes teus profetas e o Senhor falou o que é mau contra ti.

     1 Sm 2 [25] Pecando o homem contra o próximo, Deus lhe será o árbitro; pecando, porém, contra o Senhor, quem intercederá por ele? Entretanto, não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar.

     Ezequiel 24:15-17 "Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, eis que, às súbitas, tirarei a delícia dos teus olhos, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas. Geme e silêncio, não faças lamentação pelos mortos, prende o teu turbante, mete as tuas sandálias nos pés, não cubras os bigodes e não comas o pão que te mandam.

     Ezequiel 29:18-20 "Filho do homem, Nabucodonosor, rei da Babilônia, fez que o seu exército me prestasse grande serviço contra Tiro; toda cabeça se tornou calva, e de todo ombro saiu a pele, e não houve paga de Tiro para ele, nem para o seu exército, pelo serviço que prestou contra ela. Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu darei a Nabucodonosor, rei da Babilônia, a terra do Egito; ele levará a sua multidão, e tomará o seu despojo, e roubará a sua presa, e isto será a paga para o seu exército. Por paga do seu trabalho, com que serviu contra ela, lhe dei a terra do Egito, visto que trabalharam por mim, diz o Senhor Deus.

PRESCIÊNCIA:

     É completamente inconcebível se crer na eleição pela presciência. Vejamos: 1. Quando alguém olha para o futuro para saber de algo para então tomar sua decisão, isto implica que este alguém pode ser pego de surpresa. 2. Deus não conhecia seus eleitos antes de pesquisar seu futuro. Ou seja, Ele foi pego de surpresa com os eleitos. Ele teve que pesquisar o futuro para saber. Alguém que Ele pensou que ia ser eleito, quando Ele pesquisou o futuro, Ele percebeu que não era. 3. Se Deus teve que olhar para o futuro para escolher os eleitos, por que Ele teve que intervir antes do futuro ser concluído? 4. Deus olha para o futuro como uma pessoa olha um papel escrito. Como Deus pode olhar esse futuro antes dele acontecer e foi pego de surpresa mandando Jesus, o Espírito Santo, e intervindo no futuro? Isto é inconcebível. 5. Se Deus faz intervenções neste futuro desconhecido, ou este futuro é construído ou ele já é escrito pelo autor conforme ele queria. Dizer que o futuro foi construído é defender o Teísmo aberto. Heresia já combatida. 6. O termo presciência sempre se refere a pessoas e não a atos. Em todas as ocasiões. Isto implica simplesmente que Deus conhece àqueles a quem elegeu e não os seu atos para salvá-los. 7. Se Deus olhasse o futuro e visse pessoas o escolhendo isto implicaria que não precisaria Deus elegê-los. Apenas aceitá-los. Não existe eleição de pessoas que se salvaram por si sós. 8. A eleição pela presciência é inconcebível, pois, leva méritos simplesmente ao homem. A salvação se torna mérito, fazendo de Deus aquele que simplesmente tem que aceitar.


Postar um comentário

0 Comentários