· Efésios 4:14-15 diz: “Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.”
· Infelizmente temos visto muitas pessoas que não tem uma base sólida na palavra de Deus. Pessoas que são levadas por cada nova doutrina que aparece. Pessoas que buscam novidades.
· Essas pessoas ainda não tem uma convicção daquilo que pensam. São facilmente manobradas porque não tem uma boa base bíblica.
· Creem em uma coisa hoje, amanhã muda de opinião e depois torna a mudar seus pensamentos e convicções.
·Na verdade podemos até mudar de opinião, mas somente se for com muito estudo da Palavra de Deus e depois de muita ponderação. Isto é feito com cada um de nós, sozinhos, debruçados na Bíblia.
· O que acontece muito é que as pessoas estão se deixando levar porque foi fulano que disse, porque foi o Pastor tal, o Presbítero tal e eu tenho que concordar com ele.
· Passa vários anos acreditando em algo, mas como foi fulano que disse muda facilmente de opinião.
· E sua convicção? E seu estudo com a Bíblia? Você pesquisou realmente? Ou foi porque aquela opinião lhe agrada mais?
2. Não se ofende com pouca coisa
· Pra mim, esta é uma das maiores provas da maturidade espiritual. O crente que tem o domínio próprio e não se abala com nada, esse tem maturidade.
· Pode acontecer o que for ele não abandona sua fé, pode acontecer o que quiser ele permanece firme e inabalável.
· 1Co 13:4-7 diz: “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.
· Será que isto acontece hoje? Será que os crentes de hoje não se ressentem do mal? Tudo suporta e tudo sofre pelo evangelho?
· Acredito que somente quando estivermos maduros espiritualmente é que não ficaremos ressentidos com o mal (Ofender-se, magoar-se, melindrar-se).
· Vivemos em uma época em que as pessoas estão se ofendendo por qualquer coisa e ficam guardando as mágoas no coração.
· As pessoas não podem mais receber uma crítica que já ficam ressentidas. O Pastor não pode mais admoestar, o conselho não pode mais exercer disciplina.
· Já encontram motivos para se afastarem da igreja ou até mesmo sair.
· Pessoas maduras espiritualmente são aquelas que aceitam as críticas. Podem até ponderarem, mas aceitam. Aceitam admoestações. Não ficam emburradas ou zangadas com isto.
· Pessoas maduras espiritualmente não ficam com a “síndrome do coitadinho”. Tudo é contra mim (o que o pastor fala). Eu sou um excluído da igreja. Eu não tenho vez. Ninguém me dá oportunidade.
· Crentes maduros ao invés de se lamentar faz sua parte. Procura oportunidades, fala com o pastor que quer fazer alguma coisa. Procura ser ativo na igreja.
· Pessoas maduras suportam as ofensas e continuam o seu serviço na igreja como se nada tivesse acontecido. Não ficam se lamentando ou se ressentindo.
3. Não se acha melhor que os outros
· Quem é maduro espiritualmente não se acha melhor que ninguém, pelo contrário, deve ter humildade para reconhecer fraquezas suas e virtudes nos outros.
· O grande Paulo afirmou em 1ªTm 1:15: “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.
· Muita gente tem confundido maturidade espiritual com ser melhor que os outros. Acham que estão um nível acima. Que os demais são neófitos.
· Acham que pode até fazer certas coisas porque são maduros a ponto de não pecar. (festa, bebida, shows, etc).
· Citam o texto de 1ª Co 8:1-13 para dizer que quem se escandaliza é porque é fraco na fé. Mas não é desta forma. Nem sempre o escandalizar mostra falta de conhecimento, mas é porque realmente não é coisa que alguém que segue a Cristo fazer.
· Mas muitos se acham acima do pecado por causa do conhecimento. Isto é muito perigoso. Estão em um nível acima por causa do conhecimento.
· Maturidade espiritual não é para se achar melhor que ninguém não. Pelo contrário, mostra humildade.
· O próprio texto de 1ª Co 8:1-2 ele diz: “No que se refere às coisas sacrificadas a ídolos, reconhecemos que todos somos senhores do saber. O saber ensoberbece, mas o amor edifica. Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém saber”.
· Se o conhecimento lhe trouxer vanglória é porque você não aprendeu ainda como convém.
4. Ser constante em sua vida
· Está aqui uma das características que mais mostra a maturidade espiritual em uma pessoa. Algo fundamental para o crente é a constância na vida.
· Fica complicado eu dizer que alguém tem maturidade espiritual se esta pessoa não for constante na igreja.
· O problema é que muitos crentes não tem constância na vida. Um mês está bem assíduo na igreja, participando das programações, mas de repente no outro mês ninguém sabe mais onde está o irmão.
· Vem um domingo sim e outro não. Participa das coisas quando lhe for conveniente. Fica nesse vai e vem sem se firmar numa constância de participação.
· Chega ao ponto de o Pastor não contar mais com o irmão, pois, não tem como saber se ele vai aparecer. Com ele sempre tem um ponto de interrogação. Não se sabe quando vai estar ativo.
· Começa um trabalho e não termina. Começa na empolgação e depois abandona. Essa infelizmente é a característica de muita gente.
· Como está nossa vida? Será que o Pastor conta com você? Será que a mocidade pode confiar em ti?
· Aqueles que vivem uma vida de vai e vem, de altos e baixos, de mês sim e mês não podem amadurecer espiritualmente.
· Isto é muito sério. Mostrar espiritualidade é mostrar-se constante. Ou toma-se uma atitude de seguir a Cristo com devoção e para de viver uma vida de altos e baixos, ou algo está errado em nós.
· Maduro espiritualmente é aquele que se pode contar em todos os momentos.
Que Deus tenha misericórdia de nós!
0 Comentários