Novos

6/recent/ticker-posts

Mensagem: Passos para restauração

Passos para restauração 
Texto: 1 Samuel 7:1-8 

Introdução: 

Antes deste acontecimento os filisteus haviam levado a Arca do Senhor para suas terras onde teve o episódio em que a estátua do deus Dagom caiu duas vezes perante a arca e vários filisteus morreram cheios de tumores.
 
Os filisteus então temendo levaram a arca de volta a Israel até a cidade de Bete-Semes. Lá novamente há um episódio em que morrem várias pessoas porque olharam para dentro da Arca do Senhor. 

Era uma atitude irreverente que mostrava falta de zelo e compromisso com Deus. Então eles dizem: “Quem poderia estar perante o SENHOR, este Deus santo?” (1 Sm 6:20). 
Deus é santo. E para estar perante ele é preciso reverência e zelo. Não podemos brincar com as coisas de Deus. Não podemos brincar de cultuar a Deus.
 
Estamos diante de um Deus santo que não tem medo de castigar ninguém que desonre e brinque com sua soberania.
 
Logo após os moradores de Bete-Semes resolveram levar a Arca até a cidade de Quiriate-Jearim onde chegamos no texto que lemos. 

Desenvolvimento: 

Neste texto podemos ver o povo de Israel distante do Senhor, adorando a outros deuses e prestes a ser derrotados pelos filisteus. Porém percebemos aqui alguns passos para uma verdadeira restauração. 

1º Passo: Lamentar os pecados cometidos (verso 2) 

“...e toda a casa de Israel dirigia lamentações ao SENHOR’. 
O pecado nos distancia de Deus e quebra nosso relacionamento com Ele. Não pode existir coisa pior do que perder a intimidade com o Senhor. 
Pelo menos os servos de Cristo almejam todos os dias uma maior intimidade com Deus. Mas o pecado quebra isto e joga tudo por água abaixo. Então não há o que fazer senão lamentar o pecado. 

Qual foi a última vez que lamentamos pelo erro que cometemos? Qual foi a última vez que choramos porque quebramos nossa comunhão com Deus? (se é que já choramos). 
Será que o pecado não nos traz mais tristeza? Será que nos acostumamos com o pecado? O texto diz que todo Israel dirigia lamentações ao Senhor porque algo estava errado. 
O primeiro amor tinha desaparecido. Precisamos ter a consciência da gravidade do pecado. Saber que o pecado ataca a santidade de Deus e por isso precisamos lamentar nossos erros. 

2º Passo: Voltar-se para o Senhor de todo coração (verso 3) 

“Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao SENHOR”. 
Voltar-se ao Senhor é muito mais que atos externos. Muito mais do que ir à igreja. Significa dar as costas ao mundo e voltar-se somente para o Senhor. 
Significa abandonar tudo que atrapalha nossa comunhão com Deus. É ter um compromisso verdadeiro com Deus e não meras conveniências. 

É não se acostumar com as coisas do mundo quando elas o seduzem. 
O povo de Israel estava acostumados e conformados com aquela situação de marasmo espiritual. Verso 2 “... e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos”. 
Eles praticamente já tinham dado às costas para o Senhor. Os prazeres do mundo já os tinham consumidos. Talvez os atos externos permanecessem, mas era só isso. 

Era apenas botar uma Bíblia no braço e ir para igreja. Na semana a Bíblia fica escondida nas prateleiras. Não se dobra o joelho para orar. 
O pior é que deixam os prazeres e os pecados entrarem sorrateiramente e quando menos esperam já não tem nada a ver com o evangelho e muito menos com Deus. 
O profeta Samuel então fala que eles precisam voltar-se ao Senhor. É preciso dar as costas para o mundo e abandonar o pecado. 

3º Passo: Servir somente ao Senhor (verso 4) 

“... e preparai o coração ao SENHOR, e servi a ele só”. 
Talvez nós não sirvamos aos baalins e nem aos astarotes, mas servimos com todo vigor às nossas vontades. 
O rei de muita gente é seu próprio “eu”, são suas vontades, suas cobiças, seus desejos. Esses têm que estarem satisfeitos e alegres. 
Queremos fazer somente o que nos agrada e isso até na igreja. Esquecemos que temos que nos negar todos os dias para seguirmos a Cristo. 
O culto tem que nos agradar, as programações tem que nos agradar. E o que não nos agrada, não tem nossa presença. 
Servir somente ao Senhor é deixar nossas vontades de lado pela causa do evangelho e por amor de Cristo. 

Nós nos acostumamos de um jeito que conseguimos achar desculpas para fazer o que queremos. 
Desculpas para deixar de servir o Senhor para satisfação de nosso eu. É o estudo, o trabalho, o namoro, a distância. 
Tudo serve de desculpa para satisfazer nossos desejos. O caminho da restauração passa pelo fato de servir somente ao Senhor. 

4º Passo: Jejuar (verso 6) 

“...jejuaram aquele dia...” 
Há quanto tempo não jejuamos? Será que ainda sabemos o que é isto? 
O jejum é uma forma de humilhação do nosso eu para obtermos o favor de Deus. Hoje ninguém quer se sacrificar por nada, ninguém quer ter que se humilhar. 
Talvez achando que é desnecessário ou achando que Deus não mereça. Davi no Salmo 109:24 diz: “De tanto jejuar, os joelhos me vacilam, e de magreza vai mirrando a minha carne”. 

É isto que o povo de Deus precisa. Precisamos voltar esta prática e nos humilhar perante o Senhor e buscar o seu favor através do jejum.
 
5º Passo: Confessar os pecados (verso 6) 

“... disseram: Pecamos contra o SENHOR”. 
A restauração passa também pelo reconhecimento e confissão dos pecados. Eles sabiam do seu distanciamento de Deus. 
Sabiam que tinham feito algo errado. Sabiam que não andavam em caminho direito. Sabiam que embora dizendo que serviam ao Senhor, seus corações estavam distantes de Deus. 
Suas consciências o acusavam. Eles eram martelados pelos seus pecados. Algo os incomodava. 

O servo de Cristo não pode se contentar com o pecado. Ele tem que incomodar. 
Não podemos nos conformar, achando que está tudo bem. O pecado tem que nos dar nojo porque nos distancia do Salvador, nos afasta de Deus. Era isso que eles perceberam. 
O quanto estavam distantes de Deus. Vivendo uma vida de aparências. Eles perceberam que algo tinha que mudar. 
Eles reconheceram o pecado e confessaram ao Senhor. “disseram: Pecamos contra o SENHOR”. 

Talvez possa ser este o problema. Muitos Sabem que algo está errado. Que vive um evangelho superficial. Um evangelho de interesses. Que estão distantes de Deus. 
A nossa restauração dependerá do nosso reconhecimento dos pecados. Do quanto podemos estar nos enganando e precisando de Deus. 

6º Passo: Confiar no Senhor (verso 8) 

“Então, disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao SENHOR, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus”. 
Precisamos também colocar nossas esperanças em Deus. Talvez seja muito fácil dizer que confia em Deus, mas não fazer isso na prática. 
Quando as coisas estão difíceis, quando tudo parece se complicar, quando vêm as provações e dificuldades. 

Em momentos como este é muito fácil ver pessoas negando a fé, abandonando convicções e tentando arrumar suas próprias saídas. Ex. Historia do equilibrista. 
O povo então confiou e pedia “Não cesses de clamar ao SENHOR, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus”. 

Conclusão: 

Se então lamentarmos e confessarmos nossos pecados. Se dermos às costas para o mundo e nos voltarmos para o Senhor. 
Se servirmos somente a Ele e não à nossa vontade. Jejuarmos e confiarmos. Deus estará conosco. 

Verso 10: “Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o SENHOR aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel”. 
A restauração trará a amizade do Senhor e revelará o quanto Deus nos ama. Somente quando estamos vivendo uma verdadeira comunhão com Deus é que podemos conhecer a sua bondade e misericórdia. 

O povo de Israel conseguiu a vitória depois da sua restauração. Depois que deixou de servir a Deus por atos exteriores e passou a fazer a vontade de Deus por amor e dedicação. 
Depois de tudo isto eles perceberam que Deus sempre esteve com eles. Sempre estava oferecendo perdão e seu amor. E então eles poderam comtemplar: 
Verso 12: “Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR”. 


Autor: Presbítero Luciano Leite






Postar um comentário

0 Comentários