Novos

6/recent/ticker-posts

A mulher Samaritana

A mulher Samaritana 
Texto: Jo 4:39-42 

Introdução: 

A bela historia da mulher Samaritana começa quando a fama de Jesus chega aos Fariseus. Eles ficam sabendo que Jesus batizava mais que João Batista. Cristo então resolve ir para Galileia. (4:1-3). 

Era-lhe necessário atravessar a província de Samaria. (4:4). Porem existia um problema muito grande entre Judeus e Samaritanos. 
Quando Judeus viajavam entre a Galileia e a Judeia, preferiam cruzar o rio Jordão duas vezes a ter de atravessar Samaria. 

Samaria era a antiga capital do Reino do norte. Porém ela foi tomada pela Assíria que levou cativo o povo de Israel e fez habitar em Samaria gente de Babilônia e outros lugares. (2 Re 17:24). 
A partir dai houve uma miscigenação muito grande dos habitantes de Samaria. Onde culminou na adoção de práticas religiosas e casamentos mistos. 
Por causa disto os Judeus rejeitavam os Samaritanos. Não queriam se misturar com eles e nem se davam com eles. 

Os Samaritanos construíram um templo no monte Gerizim, que mesmo depois de destruído, eles ainda adoravam no monte. 

Desenvolvimento: 

Este texto nos traz lições muito importantes para aqueles que desejam seguir a Cristo. Cristo nos mostra características de um verdadeiro servo seu. 

Características de um servo de Cristo 
  • Ser diferente do mundo 

O mundo muitas vezes nos obriga a andar por certo caminhos para estar com a maioria, para ter o agrado de todos, para ser bem visto. 
Muitas vezes são os modismos que querem guiar nossa vida e conduta (novela, cantores, etc). Muitas vezes são seus amigos lhe cobrando (baladas, sexo, drogas, etc). 
O certo é que se queremos ser bem sucedidos temos que trilhar o caminho da maioria. Andar de acordo com o mundo. 

Mas os seguidores de Cristo devem ser diferentes. Devem seguir o contrário do mundo. 
Quando todos esperavam que Cristo percorresse o caminho que todos os Judeus faziam Ele faz diferente. 
Esta deve ser nossa conduta. Quando todos esperam que você entre no pecado, faça diferente do mundo. 

Quando as novelas pregam a destruição da família, seja íntegro e reto no seu lar. Quando todos falam de sexo fora do casamento, obedeça a Cristo e espere o casamento. 
Quando seus colegas lhe ofereçam facilidades em uma prova na faculdade, não aceite. Quando lhe oferecer vantagens indevidas, seja diferente do mundo. 

O povo de Cristo é um povo que age diferente de que o mundo espera. Mesmo que as lutas e dificuldades sejam maiores, siga o caminho de Cristo. 
Cristo tinha que passar por Samaria. Ele não andava conforme o mundo. 
  • Não faz acepção de pessoas 
Jesus decidiu passar e não se desviar da cidade onde viviam aqueles rejeitados pelos judeus. Jesus, sendo Deus, não fez acepção de pessoas. Os judeus rejeitavam os samaritanos, mas Jesus os amava. 

Jesus não adota esta prática. Em Lc 9:52 Jesus já havia entrado em Samaria, mas foi rejeitado por aquele povo. 
O mundo cria barreiras insuperáveis ao longo da história. Barreiras de raça, cor, sexo, etc. O mundo cria inimizades, guerras, intrigas e ódio. 

Hoje se mata em nome da religião. Igrejas separam-se por barreiras doutrinárias. 
Mas Cristo não enxerga essas barreiras criadas pelo homem. Essas barreiras não devem existir para o povo de Deus. 

A mulher fica mais surpresa ainda pelo fato de Jesus querer usar de seus utensílios. Isso era totalmente proibido pela lei deles. 
Talvez os Judeus se achassem melhores que os Samaritanos. Que só eles eram dignos dos céus. 
Muitas vezes isso acontece conosco. Queremos a verdade para nós e nossa família e não passamos para os outros. 

Pregue para seu colega de escola, pregue para seu vizinho, para seu parente, mas também pregue para quem achamos ser insignificante. 
As pessoas precisam ouvir o evangelho de Cristo. Assim como Jesus foi pregar para um povo rejeitado, nós não devemos fazer distinção de pessoas. 
Pregue nas ruas, nas escolas, nas praças, nos presídios, pois em todos os lugares podem ter pessoas preparadas para conversão. 
Cristo precisava ir a Samaria pregar o evangelho para salvação de muitas pessoas ali. 
  • Mostra a verdade 

Não há nada mais maravilhoso neste texto do que Jesus mostrando a verdade para a mulher. 

O texto nos conta que Jesus estava cansado da viajem e assenta-se junto à fonte para descansar. Ele estava só, pois os discípulos haviam ido atrás de comida. 
Jesus começa a conversar com aquela mulher e a pregar para ela. Ele pede água e a mulher se admira o fato de um Judeu falar com ela. 
A conversa continua e ela fica mais admirada ainda quando Jesus lhe oferece a água viva. Ela retruca e percebe que Cristo não tinha nem com que tirar a água. “És tu, porventura, maior do que Jacó?” 4:12. 

Quando Cristo fala que aquele que beber da água que Ele dava não tornaria a ter sede, a mulher então se interessa. 
Verso 4:15 “Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la”. 
Vejam que a mulher se interessa pelo bem material. Ela pensava em água para não mais ter sede. 

Como ela muitas pessoas hoje em dia estão atrás de Cristo em busca de bens materiais. Se interessam pelas bênçãos. Querem água, carros, dinheiros, fama, saúde, etc. 
Igrejas lotam quando pregam o oferecimento das bênçãos. Mas não era disto que Cristo falava. Mas da sede espiritual de todos nós. 

Cristo então continua a conversa e sem enrolar mostra a verdade do pecado daquela mulher. 
Versos 16-18: “Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade”. 
O servo de Cristo precisa mostrar a verdade do pecado do mundo. Nós temos a obrigação de apontar os erros deste mundo. 

As pessoas precisam ouvir que estão erradas para se convencerem. Precisam ouvir que o caminho da maioria vai para a perdição. 
Nós vivemos em um mundo em que as pessoas têm costume de esconderem a verdade, onde a franqueza tornou-se um defeito, onde as pessoas temem falar a verdade porque muitas vezes dói. 

Aquela mulher vivia como se nada estivesse acontecendo de errado até Cristo mostrar o seu pecado. 
Infelizmente até mesmo igrejas que se dizem evangélicas, escondem a verdade para não afastar seus membros. 

Mas aqueles que servem a Cristo não podem ter medo da verdade e muito menos de mostra a verdade para os outros. 
Se teu colega de trabalho está fazendo algo errado, seja testemunha contra ele. Se teu colega está colando na prova, fale ao professor. 

A igreja não é local de esconder pecados, mas de mostra-los para que se arrependam. O mundo precisa ouvir sobre os pecados. 
Quando os servos de Cristo mudam este discurso, produzem um evangelho de facilidades, de mentiras e enrolações. 

João 8:32: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Somente a verdade liberta. A verdade do evangelho de Cristo. 
E a mulher, agora contratada com seu estado de pecado reconhece o poderio de Cristo. Verso 19: “Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta”. 

Se alguém conhece a verdade sobre sua vida, seu estado de pecado e distanciamento de Cristo ela tem dois caminhos a percorrer. Ou ela será condenada pela verdade e continuar seu caminho de pecado, ou ela se arrependerá de sua vida pecaminosa. 
O final desta história é o mais surpreendente. Verso 28: “Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens”. 

Ela escolheu o caminho da restauração e do arrependimento. Ela não quer saber nem de seu cântaro e vai pregar aos outros. 
Vejam que final de história. Ela se converte simplesmente porque alguém lhe falou a verdade sobre sua vida. 

Vendo que no mundo de hoje milhares de pessoas não gostam de ouvir a verdade, só podemos ficar maravilhados diante de uma pessoa que ficou radiante por ouvir a verdade. 
O verso 39 testifica isto: “Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito”. 
As pessoas precisam ser confrontadas pela verdade. Somos nós que conhecemos esta verdade que temos que fazer isto. 

Conclusão: 

Muitos outros Samaritanos se converteram através da pregação daquela mulher. 
Isto mostra que um verdadeiro servo de Cristo não pode se conformar com o mundo. Não pode andar com o mundo ou a maioria. Mas, ser diferente de modo que siga a Cristo em todos os caminhos. 
Mostra que o servo de Cristo não pode fazer acepção de pessoas e pregar o evangelho a toda criatura. Sempre se compadecendo de todos que precisam ouvir o evangelho sem distinção. 

E mostra que a verdade precisa ser dita. 
As pessoas estão indo em um caminho para perdição eterna. Isto precisa doer em nós. Precisamos mostra a verdade urgentemente. Mesmo que possa doer, esta é nossa função. 
Esta é a verdadeira pregação de Cristo e seu evangelho. 

Muitos ficarão com raiva de você. Muitos se afastarão de você quando encararem a verdade. Porém, assim como esta mulher, algumas pessoas sairão convencidas de seus pecados e sairão radiante por ouvirem a verdade. 


Postar um comentário

0 Comentários